87

Médica assume Coordenadoria de Serviços de Saúde da Famesp

(Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp - Cadastrada em: 25/05/2018)

Desde 27 de abril desse ano, quando o professor doutor Antonio Rugolo Jr. foi nomeado oficialmente como secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), a médica pneumologista Deborah Maciel Cavalcanti Rosa assumiu, pro-tempore, a função que era ocupada por ele à frente da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Famesp, na gestão de unidades hospitalares, como Hospital Estadual Bauru (HEB), Hospital de Base de Bauru (HBB) e Maternidade Santa Isabel (MSI), e de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME´s) em Bauru, Itapetininga e Tupã. Sua indicação foi aprovada oficialmente no último dia 08 de maio em reunião do Conselho de Administração da Famesp, com designação oficial como coordenadora de assistência à saúde registrada em comunicado emitido em 09 de maio pelo presidente do Conselho, professor doutor Pasqual Barretti. Clique aqui e confira o documento de designação na íntegra. 


Na presidência

Além de renunciar ao cargo de coordenador de assistência à saúde, que tem relação direta à gestão dos serviços estaduais de saúde pela Famesp – fundação com 36 anos de existência e qualificada em 2011 como OSS (Organização Social de Saúde) -, o professor doutor Antonio Rugolo Jr.  também se afastou oficialmente da presidência da Fundação, assumida em 27 de abril pelo médico e professor doutor Trajano Sardenberg, que desde 2015 estava no cargo de vice-diretor presidente da entidade.
Nascido em 25 de agosto de 1956, Trajano Sardenberg é graduado em Medicina (1981) com Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (1984), ambos pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e Residência Médica em Cirurgia da Mão na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1985). Possui mestrado em Cirurgia (1997) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia (2006) pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e é professor assistente doutor também pela FMB/Unesp. Tem experiência na área de Ortopedia e Traumatologia, com ênfase em Cirurgia da Mão. Desde 2017 é membro da Comissão de Ética da Unesp e, a partir de fevereiro de 2018, também se tornou membro da Comissão de Integridade, Ética e Prática na Pesquisa da Unesp. É ainda membro da Câmara de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (desde 2004) e autor de mais de cem produções bibliográficas. Foi chefe do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) por dois mandatos.